Close
Noticias

‘É preciso planejamento para empreender’, diz especialista em startups

Para Pedro Schaffa, empresas fecham rápido porque criam produtos que não interessam a ninguém ou que já existem no mercado

 

Rio – Uma pesquisa por amostragem do Sebrae aponta que 75% das startups fecham com menos de um ano de atuação. Foram realizadas 1.044 entrevistas. Entre as principais causas estão falta de planejamento, excesso ou falta de zelo dos empreendedores, contratações equivocadas e problemas entre sócios. A startup é uma empresa que cria um novo produto ou serviço sob condições de incerteza e tem a inovação como foco de suas operações.

Com a palavra – Pedro Schaffa, especialista em startups

Por que as startups fecham tão rápido?

Porque criam produtos que não interessam a ninguém ou que já existem no mercado. Por exemplo, a pessoa perde o emprego, está com uma grana, quer empreender, mas não planeja o novo caminho.

Quais os passos para abrir uma startup ?

Pesquisar o mercado. Escolher bem os sócios, pois brigas acabam com o negócio. Agora, tem que ter experiência na área, elaborar bem os contratos, organizar a casa antes de para ir ao mercado.

É caro?

Não. Um engenheiro que queira abrir uma empresa de tecnologia, ele não vai precisar nem de mão de obra. O grande problema é para quem não tem experiência na área que escolhe.

Startup é saída para o mercado de trabalho?

Não. É muito diferente de você empreender para abrir um bar, padaria. A empresa tem que crescer muito rápido para ser vendida logo em seguida.

 

Disponível em: https://justicaecidadania.odia.ig.com.br/colunas/justica-e-cidadania/2018/06/5552309-e-preciso-planejamento-para-empreender–diz-especialista-em-startups.html