Close
Artigos

Empreendedor e Empresário: Existe diferença?

Antes de mais nada, compreender quem é o empreendedor passa por entender o que é empreendedorismo. No dicionário encontramos que empreendedorismo: “É a capacidade de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade”.

 

O empreendedor é a pessoa que sabe colocar tudo isso em prática. Pode ser abrindo um negócio ou concebendo um projeto. Exemplos de empreendedores de sucesso não faltam, eles normalmente são identificados pelas seguintes características: ter espírito de liderança, persistência e por planejar as suas ações.

 

O empreendedor (em sentido amplo: pode ser abre um negócio inovador, pode contribuir para o crescimento a mudança de um já existente, pode agir a mudar a realidade da sua comunidade, impacta o meio ambiente…)

 

No caso do empresário, ele pode possuir algumas das características do empreendedor. Porém, suas competências estarão voltadas para o gerenciamento do negócio ou da empresa. Como entender do funcionamento tático e estratégico da empresa e como segui-los. Assim, muitas vezes optam por administrar suas empresas sem grandes inovações, seguindo a risca a forma como deve ser gerenciado ‘’na teoria’’.

 

Ser empresário é assumir uma profissão que exige conhecimento de gestão, finanças, planejamento estratégico e administração. Ser empreendedor é ousar, é ter um comportamento criativo e ideias inovadoras, seja em uma empresa própria ou não.

 

E você, qual o seu perfil? Hoje você é um Empreendedor ou um Empresário?

 

Escola Acelera